COMO SE PEGA NO PENTE, NA NAVALHETE OU NAVALHA, NA TESOURA E COMO SE CORTA A MECHA DE CABELOS
Pente com dentes langos para pentear os cabelos longos

                                             &

Pente com dentes finos para pentear do cabelos curtos 
Navalhete fechada
Navalhete aberta
lâminas juntas
lâminas divididas
IMPORTANTE: Nunca se deve colocar a lâmina inteira na navalhete  e sim usar um dos lados da lânina dividida ao meio como podemos ver no úllimo exemplo acima.
1º deve-se apertar com o dedo no meio da navalhete para expelir as duas base que seguram a lâmina ao meio.
2º por a lâmina entre as duas base que acabamos de expelir, e voltar com as bases e a lâmina para a base fixa da navalhete.
3º segurando as duas base que sustentam a lamina, levar até o encaixe ficar compelo e está pronto para uso a navalhete.
Tesoura com sustentação para o dedo mínimo

                              &

Tesoura sem sustentação para o dedo mínimo
Como segurar na teroura: a parte arredondada e onde se enfia o dedo polegar e o dedo anelar, o dedo médio e o indicador servem de base para apoiar a tesoura na hora do corte.
Na hora em que se estiver pentiando o cabelo do cliente após se cortar a mecha, deve-se segurar a tesoura da seguinte forma: enfia-se o buraco da tesoura até o meio do dedo anelar e leve a tesoura para a palma da mão fechado-a e com os dedos polegar e indicador segure o pente para pentear(Repita este procedimento durante todo o corte).
 
Pente com dentes finos para se pentear cabelo curtos e tesoura de base para o dedo mínimo.
Pente com dentes largos para se pentear cabelos longos e tesoura sem base para o dedo mínimo.

Para dividir ou separar as mechas dos cabelos do cliente, permanessa com a tesoura bastando escorrega-la para a palma da mão permanecendo com o dedo enfiado no buraco da tesoura, bastando enfiar mais um pouco o dedo anelar até o meio fechando a mão e continuando com os dedos no buraco da mesma mão, e com os dedos polegar e indicador, segure o penteie ou divida as mechas de cabelos.

Após pentear a mecha, separar  e segurar a mecha de modo que fique esticada dente os dedos indicador e médio e com a tesoura que continua na mesma mão direita sendo segurada com a ponta do dedo polegar em um dos buracos da tesoura e a outra ponta do dedo anelar no outro buraco, e os dedos médio e indicador servindo de base para apoiar a parte de baixo da tesoura, corta-se a mecha de cabelos.
(Repita este procedimento durante todo o corte).

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA O ALUNO:
Dedo:

1-Polegar

2-Indicador

3-Médio

4-Anelar

5-Mínimo